Desde a sua recente aquisição da Tile, uma empresa de dispositivos Bluetooth de rastreamento, até o aumento da quantidade de jovens reclamando do aplcativo no TikTok, o Life360 talvez seja o maior localizador familiar por aí. Com 33 milhões de usuários, o Life360 é utilizado por várias pessoas ao redor do mundo, todas buscando manter seus entes queridos seguros.
No entanto, numa recente exposição pelo The Markup, foi revelado que o Life360 tem vendido os dados de localização dos seus usuários para terceiros. O The Markup informa que, ao entrevistar ex-funcionários do aplicativo de segurança familiar, eles descubriram que o Life360 esteve fornecendo os dados de localização dos seus usuários para corretoras especializadas em dados de localização, como a Cuebiq e a X-Mode. Essas corretoras de informação usam os dados de localização do usuário como produtos a serem vendidos para anunciantes e dão parte do lucro para a Life360.
Ao ser questionado sobre a situação da privacidade, o CEO da Life360, Chris Hulls respondeu ao The Markup que “[…] os dados são uma parte importante do modelo de negócios [da Life360] que permite que eles mantenham os serviços do Life360 gratuitos para a maioria de seus usuários.” O The Markup informa que a empresa lucrou $16 milhões da venda de dados dos seus usuários.
As informações reveladas pelo artigo do The Markup foi preocupante, especialmente para os pais, já que o Life360 é um aplicativo usado principalmente por famílias. Comumente classificado como um rastreador de localização dos filhos, ou como um aplicativo de segurança familiar, o Life360 tem recursos incorporados que seriam bem atrativos para aquelas famílias que gostam de saber onde estão suas crianças. Vale lembrar que parte dos usuários impactados pelo vazamento (e venda) dos dados de localização específica eram menores de idade, convidados a usarem o aplicativo pelos seus próprios pais. Embora a política de privacidade do Life360 declare que os dados de usuários abaixo dos 13 anos de idade não são compartilhados para fins de venda para anunciantes, ela declara que os dados desses usuários, caso necessário para o funcionamento adequado do aplicativo, podem ser compartilhados com terceiros.
Além disso, as práticas questionáveis dos corretores de dados deixa difícil de garantir que os dados dos usuários foram compartilhados apenas com anunciantes confiáveis. Já foi revelado que os corretores de dados têm vendido os dados dos usuário para agências federais, num caso específico, para forçar o cumprimento das leis de imigração. Em uma outra situação específica, um bispo da Igreja Católica foi forçado a se aposentar depois dos seus dados de localização terem sido usados para rastrear suas visitas a bares gays.
Atualização: No dia 28 de janeiro, o Life360 anunciou que ele não vai mais vender os dados dos seus usuários, exceto os da Arity da Allstate. Eles ainda deixaram claro que não vão providenciar dados a nível do usuário ou a nível do dispositivo, mas que os dados agregados ainda serão compartilhados com terceiros.
Então, o que fazer agora?
Se os aplicativos de localização de familiares e relatórios de condução forem essenciais para a sua família, a gente sugere que você mude para uma alternativa ao Life360 que não venda os seus dados pessoais.
O iSharing é um localizador familiar que, embora parecido com o Life360, não vende os seus dados de localização para terceiros.
O iSharing oferece uma variedade de recursos que foram feitos para deixar os pais e os responsáveis mais tranquilos na hora de cuidar dos seus entes queridos, assim como o Life 360. No entanto, o iSharing não compartilha os dados de localização dos seus usuários com pessoas que estejam fora da lista de amigos no iSharing. O iSharing também, definitivamente, não lucra nada em cima dos dados dos seus usuários.

O iSharing oferece os seguintes recursos que são parecidos com os do Life 360:
- Compartilhamento de localização por GPS em tempo real
- Relatórios de Condução que acompanham eventos perigosos enquanto estiver dirigindo.
- Alertas SOS de pânico
- Alertas de local
- Envio de Mensagens Instantâneas
Além dos recursos acima, o iSharing também oferece os seguintes recursos adicionais:
- Histórico de localização dos últimos 90 dias (O Life 360 oferece apenas até 30 dias)
- Integração do Street View com o Maps do Google e da Apple
- Walkie-Talkie
Depois de testar a precisão de vários aplicativos na hora de mostrar a localização, este blogueiro percebeu que o iSharing se deu melhor, especialmente quando o usuário estava caminhando. O iSharing também vai além do sistema de círculo familiar do Life 360, de modo a facilitar para que outras pessoas foras da família comaprtilhem suas localizações entre si.
Quer experimentar o iSharing? Saiba mais sobre o app ou baixe agora mesmo!